O que eles esperam de um baterista
Cássio Cunha
Este mês eu tive o prazer de ser convidado pelo Magoo para fazer parte de uma coluna no site do Batera.com.br E uma das coisas que ele me pediu foi para saber de grandes artistas como Gil, Ivan Lins, Marina etc. o que eles esperam de um batera. Pois é, mas enquanto eu não pego os depoimentos deles, posso adiantar algumas coisas que me ajudaram nesses 13 anos de experiências musicais e de vida, a tocar e gravar com artistas como, Sivuca, Geraldo Azevedo, Moraes Moreira, Alceu Valença, entre outros.
- Amor à Bateria e à Música: Pois só gostando muito do que você faz é que se consegue superar as dificuldades e fazer bem feito. Quem faz com amor faz melhor e passa isso para os que estão ao seu redor.
- Versatilidade: Não tenha preconceito com a música, mesmo que você não seja fã de um determinado estilo, pelo menos ouça-o e saiba tocá-lo nem que seja um pouco.
- Conhecimento: Estude, tenha disciplina, aprenda teoria musical, um pouco de harmonia e se possível, toque um outro instrumento como piano ou violão, isso vai ajudá-lo a ter uma noção da música de uma forma mais global, além de evitar as brincadeiras tipo: "Na banda tinham cinco músicos e um baterista".
- Seja Humilde sem ser Submisso: Respeite a todos, mas se tiver certeza de sua posição diante de qualquer situação, musical ou não, se coloque e imponha respeito de forma inteligente, educada e baseada em seus conhecimentos.
- Seja um profissional e um colega de trabalho positivo: Procure ser pontual, ajude os seus colegas de trabalho sempre que possível, tanto musicalmente como na relação pessoal (muito do tempo de uma gig se passa fora do palco, em hotéis, ônibus e aviões).
- Ética: Tenha muito cuidado com o que fala entre seus colegas de trabalho, pois o meio musical é muito restrito e quase todo mundo se conhece, e um comentário infeliz para pessoa errada pode comprometer e muito sua carreira.
- Personalidade: Procure achar sua personalidade mesmo tocando estilos diversos. Tocar bem nada mais é do que sua obrigação. Tocar com estilo e personalidade, isso sim é o que vai de fato chamar a atenção.
Bem pessoal, essas são algumas dicas que fui aprendendo, ouvindo e observando outros músicos, e também com várias "cabeçadas" que dei durante essa minha história com a bateria, a música e a vida, que é sem dúvida a maior de todas as escolas, mas que com certeza me ajudaram e continuam a me ajudar nessa trajetória. No mais, basta um empurrãozinho da sorte, afinal de contas o Sol e a Lua nascem para todos.
Boa Sorte, Saúde e Inspiração para todos.
Cássio Cunha.
0 comentários:
Postar um comentário