Ijexá

Ijexá

Duda Moura

Duda Moura Aí vai mais um workshop sobre os Ritmos Brasileiros. O Ijexá é um ritmo que eu tenho em particular muita identificação ao tocar, não sei dizer porque, mas me sinto bem à vontade.

Ijexá

Ritmo de origem, africana tocado nos terreiros de candomblé da Bahia. Não podemos falar de Ijexá sem falar de Afoxé, a origem e a postura dos afoxés estão diretamente ligadas aos preceitos do candomblé, inclusive na utilização dos instrumentos (atabaques, agogôs, xequerês etc). Seus componentes usam trajes de inspiração africana, e cantam músicas geralmente em dialetos africanos.

Além disso, tem fundamentalmente consciência de grupo, comunidades de valores e hábitos que o distinguem de qualquer outro tipo de bloco ou cordão. Os laços lúdicos-religiosos que congregam as pessoas no afoxé devem sua importância, antes de mais nada, à manutenção de valores culturais ligados aos inúmeros Terreiros de Candomblé da Bahia. Oxé é uma espécie de "candomblé de rua" que canta e dança no ritmo "Ijexá", numa saudação e louvação às divindades das religiões africanas.

Principais Afoxés

  • Filhos de Gandhy: Fundado em 18 de fevereiro de 1949 por um grupo de estivadores do Porto da Cidade de Salvador.
  • Oju Obá: Criado em 20 de novembro de 1985.
  • Baduê: Criado em 13 de Maio de 1978.
  • Afetetê: Criado em 09 de março de 1986.
  • Olori: Criado em 05 de março de 1981.
  • Artista Pop - Gerônimo: Álbum "Dandá" (Gravadora Continental)

Os exemplos a seguir são versões para o set de bateria, tocados da forma como os concebo:

A seguir, temos a música Sina do Djavan, em formato MIDI, onde você poderá aplicar o exercício anterior, ou qualquer outro padrão de Ijexá que você conheça.

Djavan - Sina (MIDI)

Bom estudo e até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário