As Várias Maneiras de Explorar a Coordenação - Parte 2

As Várias Maneiras de Explorar a Coordenação - Parte 2

Adalberto Brajatschek

Independência entre dois membros

Neste tipo de exercício vamos repetir uma figura, fazendo a condução com um dos membros (MD ou ME) e uma leitura qualquer com outro membro. Nos nossos exemplos, usaremos o Chimbal e o Ride para a condução e os primeiros compassos da página 22 do Pozzoli para a leitura.

Obs: Daqui por diante daremos somente os exemplos de condução com a MD para não complicar os enunciados dos exercícios, porém, todos eles podem ser feitos com a condução na ME.

Desta maneira podemos:

Conduzir com a MD e ler com a ME:


Arquivo MIDI


Arquivo MIDI


Arquivo MIDI

Conduzir com a MD e ler com a PD:


Arquivo MIDI


Arquivo MIDI


Arquivo MIDI

Conduzir com a MD e ler com a PE:


Arquivo MIDI


Arquivo MIDI


Arquivo MIDI

Independência entre três membros

Neste tipo de exercício vamos repetir uma figura, fazendo a condução com um dos membros (MD ou ME) e uma leitura qualquer intercalando outros dois membros.

Desta maneira podemos:

Conduzir com a MD e ler as semínimas ou notas de maior valor que a semínima com a ME e as colcheias ou notas de maior valor que a colcheia com o PD:


Arquivo MIDI

Conduzir com a MD e ler as semínimas ou notas de maior valor que a semínima com a PD e as colcheias ou notas de maior valor que a colcheia com o ME:


Arquivo MIDI

Independência entre quatro membros

Este exercício é similar ao anterior. Só que desta vez, vamos inserir o PE no chimbal, na cabeça dos tempos e nos contra-tempos, seguindo os padrões abaixo:

Aplicado à leitura fica assim:


Arquivo MIDI


Arquivo MIDI


Arquivo MIDI


Arquivo MIDI

Novamente como podemos perceber, estamos trabalhando com possibilidades matemáticas, o que nos dá uma infinidade de combinações. Cabe a cada um de nós identificar quais as nossas necessidades e programarmos nossa prática para que ela tenha um resultado musical.
Na próxima parte veremos a coordenação com ostinatos no bumbo.

Boa prática!

0 comentários:

Postar um comentário