Ritmos Latinos - Parte I

Ritmos Latinos - Parte I

Gilson Nascimento

Visão Básica

Neste workshop, gostaria de passar os procedimentos iniciais para tocar a música Afro-Cubana, ou mais conhecida como Ritmos Latinos, dentre eles Salsa, Montuno, Rumba, Songo, Guaguanco e afins.

Antes de começarmos a comentar sobre estes ritmos temos a obrigação de falar sobre a CLAVE, que basicamente serve para contar o andamento e estabelecer o ’swing’.

Existem duas formas de contar ou identificar a Clave que tem as suas nomeclaturas SON CLAVE e RUMBA CLAVE, conhecidas também pelas contagens (3-2) e (2-3) e que afetam na forma de escrita e forma de interpretação.
Abaixo apresentamos as diferenças entre elas.

Son Clave (3-2)

Aquivo MIDI

Son Clave (2-3)

Aquivo MIDI

Comparando a Son Clave (3-2) com a (2-3), percebemos que o que acontece primeiramente é a inversão das células de compasso, que afeta diretamente o acento e início da contagem, notados pela pausa de semínima do primeiro compasso da célula (2-3).

Rumba Clave (3-2)

Aquivo MIDI

Rumba Clave (2-3)

Aquivo MIDI

No caso da Rumba Clave, esta diferenciação está no 4º tempo do compasso, que apresenta uma pausa de colcheia, criando uma síncopa, e também podemos observar a inversão dos compassos, já vista entre a Son Clave (3-2) e (2-3).

Outra forma característica destes ritmos é a CÁSCARA, que juntamente com a mistura das claves Son e Rumba, dão o formato e a estrutura dos ritmos latinos.

Cáscara (2-3)

Aquivo MIDI

Cáscara (3-2)

Aquivo MIDI

Abaixo apresento um exemplo da junção entre Rumba Clave e Cáscara na célula 2-3.

Cáscara Rumba (2-3)

Aquivo MIDI

Notamos que o HiHat toca a Cáscara enquanto a Caixa (aro) toca a Rumba Clave. Observe também os acentos no HiHat, pois eles darão aquele “feeling” à levada.

Uma outra variação poderia ser aplicada utilizando a célula 3-2, Son Clave na Caixa (aro) e Cáscara no HiHat, utilizando outra levada de bumbo.

Cáscara Son (3-2)

Aquivo MIDI

Existem diversas variações que, combinadas, criam formas incríveis para estes ritmos maravilhosos. Neste momento ficamos por aqui, pois acredito que o estudo e o domínio destas variações se faz necessário para seguir com os outros modelos como SALSA, MONTUNO, SONGO ou GUAGUANCO.

Sempre lembrando - estude lentamente e aumente a velocidade gradativamente até sentir-se confortável. Outro ponto que gostaria de comentar é - se você tiver um metrônomo, utilize-o para sentir a pulsação correta.

Até a próxima !!

Gilson Nascimento é Baterista, Tecladista, Produtor, Técnico em Sonorização e proprietário do Estúdio Gdrum, na cidade de Santo André-SP. Cursou nas empresas SABRASOM-SP, DGC Áudio-MG, e palestras da JBL Sound System Design-Brasil e AES (Audio Engennier System).

0 comentários:

Postar um comentário