As Várias Maneiras de Explorar a Coordenação - Parte 1

As Várias Maneiras de Explorar a Coordenação - Parte 1

Adalberto Brajatschek

Parte 1

Atendendo a uma dúvida sobre coordenação, vamos mostrar aqui alguns exercícios baseados nas sugestões do usuário ‘Tixas’ e a extensão para outras possibilidades. A matéria estará dividida em partes, que serão apresentadas uma a cada semana.

Antes de iniciarmos os exercícios, citaremos alguns dos mais conhecidos livros de leitura e vamos compreender um conceito super importante sobre coordenação:

Livros: Pozzoli (Guia Teórico-Prático para o ensino do ditado musical – pela editora Ricordi); Método Prince (Leitura e Percepção / Ritmo – pela Editora Lumiar); Gary Chester (pela Modern Drummer Publications) e o Syncopation de Ted Reed (pela Editora Alfred).

Gráfico da “Coordenação Pelos 4 Membros”

MD – mão direita / ME – mão esquerda / PD – pé direito / PE – pé esquerdo

Este gráfico mostra os 4 membros que usamos para tocar a bateria e as 12 maneiras de combinar estes membros.

Estas 12 maneiras são:

  1. MD – ME
  2. ME – MD
  3. PD – PE
  4. PE – PD
  5. MD – PD
  6. PD – MD
  7. ME – PE
  8. PE – ME
  9. MD – PE
  10. PE – MD
  11. ME – PD
  12. PD – ME

Para explicarmos a aplicação deste conceito, vamos citar o Single Stroke Roll (toque alternado); o que já resulta num tremendo exercício de coordenação.

No Single Stroke Roll temos a seguinte seqüência:

D E D E D E D E

Usando as 12 variações, vamos obter os seguintes resultados:

Para MD – ME:

Arquivo MIDI

Para ME – MD:

Arquivo MIDI

Para PD – PE:

Arquivo MIDI

Para PE – PD:

Arquivo MIDI

Para MD – PD:

Arquivo MIDI

Para PD – MD:

Arquivo MIDI

Para ME – PE:

Arquivo MIDI

Para PE – ME:

Arquivo MIDI

Para MD – PE:

Arquivo MIDI

Para PE – MD:

Arquivo MIDI

Para ME – PD:

Arquivo MIDI

Para PD – ME:

Arquivo MIDI

Este conceito pode ser aplicado em rudimentos como Double Stroke Roll (papa-mama), Paradiddles, nas várias manulações do Stick Control, em tercinas, sextinas, etc.

Como podemos perceber, as possibilidades são infinitas. Cabe a cada um de nós identificar quais as nossas necessidades e programarmos nossa prática para que ela tenha um resultado musical.

Na próxima parte veremos a coordenação entre dois, três e quatro membros.

Boa prática!

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