As Várias Maneiras de Explorar a Coordenação - Parte 1
Adalberto Brajatschek
Parte 1
Atendendo a uma dúvida sobre coordenação, vamos mostrar aqui alguns exercícios baseados nas sugestões do usuário ‘Tixas’ e a extensão para outras possibilidades. A matéria estará dividida em partes, que serão apresentadas uma a cada semana.
Antes de iniciarmos os exercícios, citaremos alguns dos mais conhecidos livros de leitura e vamos compreender um conceito super importante sobre coordenação:
Livros: Pozzoli (Guia Teórico-Prático para o ensino do ditado musical – pela editora Ricordi); Método Prince (Leitura e Percepção / Ritmo – pela Editora Lumiar); Gary Chester (pela Modern Drummer Publications) e o Syncopation de Ted Reed (pela Editora Alfred).
Gráfico da “Coordenação Pelos 4 Membros”
MD – mão direita / ME – mão esquerda / PD – pé direito / PE – pé esquerdo
Este gráfico mostra os 4 membros que usamos para tocar a bateria e as 12 maneiras de combinar estes membros.
Estas 12 maneiras são:
- MD – ME
- ME – MD
- PD – PE
- PE – PD
- MD – PD
- PD – MD
- ME – PE
- PE – ME
- MD – PE
- PE – MD
- ME – PD
- PD – ME
Para explicarmos a aplicação deste conceito, vamos citar o Single Stroke Roll (toque alternado); o que já resulta num tremendo exercício de coordenação.
No Single Stroke Roll temos a seguinte seqüência:
D E D E D E D E
Usando as 12 variações, vamos obter os seguintes resultados:
Para MD – ME:
Arquivo MIDI
Para ME – MD:
Arquivo MIDI
Para PD – PE:
Arquivo MIDI
Para PE – PD:
Arquivo MIDI
Para MD – PD:
Arquivo MIDI
Para PD – MD:
Arquivo MIDI
Para ME – PE:
Arquivo MIDI
Para PE – ME:
Arquivo MIDI
Para MD – PE:
Arquivo MIDI
Para PE – MD:
Arquivo MIDI
Para ME – PD:
Arquivo MIDI
Para PD – ME:
Arquivo MIDI
Este conceito pode ser aplicado em rudimentos como Double Stroke Roll (papa-mama), Paradiddles, nas várias manulações do Stick Control, em tercinas, sextinas, etc.
Como podemos perceber, as possibilidades são infinitas. Cabe a cada um de nós identificar quais as nossas necessidades e programarmos nossa prática para que ela tenha um resultado musical.
Na próxima parte veremos a coordenação entre dois, três e quatro membros.
Boa prática!
0 comentários:
Postar um comentário