Deslocamento de Tempo

Deslocamento de Tempo

Douglas Las Casas

E aí galera brazuca, tudo bem? Espero que sim.

Bem, desta vez vou falar sobre o deslocamento de tempo. Como o próprio nome já diz, tiraremos a acentuação forte das cabeças de tempo e passaremos para a 2ª, 3ª e 4ª semicolcheias de cada tempo.

Neste primeiro exemplo, repare que o bumbo e a caixa estão na cabeça dos tempos, ou seja, na primeira semicolcheia de cada um. Para ocorrer o deslocamento, vamos tirá-los da cabeça, passando-os para a segunda semicolcheia de cada tempo. Desta forma:


Arquivo MIDI

Lembre-se que, ao passar o bumbo e a caixa para a segunda semicolcheia, você deve diminuir o volume do chimbal. Se isso não for feito, não teremos a intenção do deslocamento, pois o ouvinte deve sentir somente o groove de bumbo e caixa, e não a condução.

No próximo exemplo, passaremos o bumbo e a caixa das cabeças de cada tempo para os contras tempos, ou seja, vamos tirá-los da primeira semicolcheia e passá-los para a terceira semicolcheia de cada tempo. Desta forma:


Arquivo MIDI

Neste caso, lembre-se de inverter também a acentuação da condução. Assim a mão direita, que está no chimbal, passa a acentuar o contra tempo junto com o bumbo e caixa.

No próximo exercício passaremos o bumbo e a caixa para a quarta semicolcheia de cada tempo, assim:


Arquivo MIDI

Neste caso, ao passar o bumbo e a caixa para a quarta semicolcheia, a condução deve ser igual a do exercício nº1; com um volume bem baixo, para sentirmos a intenção do deslocamento.

Agora, faremos novamente os três exercícios anteriores, só que desta vez com a mão direita no chimbal aéreo (ou prato de condução). Enquanto isso, colocaremos o chimbal (com o pé esquerdo) na cabeça dos tempos. Desta forma:


Arquivos MIDI - Exercício 1 - Exercício 2 - Exercício 3

Faremos o três exercícios anteriores novamente, com o pé esquerdo passando o chimbal da cabeça dos tempos para os contra tempos. Assim:


Arquivos MIDI - Exercício 1 - Exercício 2 - Exercício 3

Bem, aí está. Estes estudos de deslocamento de tempo são super interessantes porque são bastante usados na construção e grooves de improviso. Repare que a mão direita está sempre em colcheias. Numa próxima oportunidade, trataremos deste assunto deslocando a condução junto com o groove. Lembre-se que o que vimos aqui são apenas exercícios. Você deve estudá-los muito, até incorporá-los. Experimente soltar o metrônomo no andamento 100bmp e improvisar um pouco utilizando estes deslocamentos. Pratique-os também com o arquivo MIDI.

Desta forma, vou ficando por aqui e espero ter colaborado mais uma vez com os seus estudos. Eu sei que alguns exercícios são um pouco complicados, mas não desanime. Pois somente com muita dedicação e perseverança é que você poderá incorporar cada um deles. Tente aproveitar o máximo, pois como eu já disse antes, estes estudos estavam guardados à sete chaves e hoje vocês têm a oportunidade de conhecê-los de forma rápida e prática.

Qualquer dúvida, me mande um e-mail: douglaslascasas@uol.com.br que eu terei o prazer de solucioná-la. Se não tiver dúvidas, escreva assim mesmo para dar as suas dicas. Um grande abraço e até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário