Compassos Compostos
Douglas Las Casas
E aí galera brasuca, beleza?
Nesta lição, vamos falar de compassos compostos. O quem vem a ser isso? É o compasso onde cada tempo tem divisão ternária - calma que eu vou explicar! Dentro de um compasso, você tem os tempos, e esses tempos devem ser preenchidos por uma figura pontuada. Veja no exemplo:
Quando falamos de compasso composto, o numerador (que é o número que está sempre em cima da fórmula de compasso) é representado pelos números 6, 9 e 12. Ou seja, os compassos compostos que vamos conhecer nesta lição são 6/8, 9/8 e 12/8.
Vamos começar com o 6/8. O número de baixo é o 8, que representa a colcheia (sinal), e o número de cima é o 6, que mostra quantas colcheias usaremos por compasso.
Repare que cada tempo tem 3 notas, e temos o total de 2 tempos. Por isso, o 6/8 é considerado um compasso binário.
Vamos passá-lo para a batera com o bumbo, caixa e chimbal. Lembrando que os grooves aqui utilizados serão bem simples, para que a fórmula de compasso seja bem compreendida. Você pode criar seus próprios grooves.
Obs: Ao invés de você contar todas as colcheias, de 1 a 6, podemos contar apenas as cabeças dos tempos, ou seja, de 1 a 2. só para complicar um pouco, vamos passar a mão direita para o Ride, e colocaremos o chimbal com o pé esquerdo, de duas em duas notas. Criando assim uma polirritmia com a condução, que está em um compasso binário (6/8); e o pé esquerdo está em um compasso ternário. Como se estivesse em 3/4. Veja no exemplo:
Neste caso, o processo é o mesmo do anterior, só que o chimbal com o pé esquerdo não começa na cabeça do tempo, e sim na segunda colcheia (mas continua sendo tocado de 2 em 2 notas).
Falaremos agora do 9/8. Tendo como base o que vimos até agora, com o 9/8 o raciocínio é o mesmo. O número de baixo, que é o 8, representa novamente a colcheia (sinal), e o número de cima, que é o 9, representa quantas colcheias serão usadas. No caso nove.
Repare que no chimbal, que é a condução, temos 3 grupos de 3 notas. Sendo assim, o 9/8 é considerado um compasso ternário. Por isso, você não precisa contar de 1 até 9, e sim apenas as cabeças dos compassos que são três.
Agora com o pé esquerdo, faremos o mesmo processo feito no 6/8, ou seja, criaremos uma polirritmia entre o groove e o chimbal. Vou explicar. O 9/8 é considerado um compasso ternário, certo? O chimbal com o pé esquerdo, que está sendo acentuado de 2 em 2 notas, criando também um compasso ternário, leva dois tempos para completar o ciclo e começar de novo, certo? Então temos uma polirritmia do groove ternário em 9/8, com o chimbal também ternário, só que em 3/4. Desta forma:
O mesmo processo, só que começaremos o chimbal com o pé esquerdo na segunda colcheia.
E finalmente, chegamos ao 12/8. Compasso composto considerado um compasso quaternário. Pois no chimbal, temos 12 colcheias que devem ser agrupadas de 3 em 3, dando um total de 4 tempos, certo? É pura matemática. 3x4=12, ou 12:3=4. Como você preferir. Também não precisamos contar de 1 a 12. Como é um compasso quaternário, contamos apenas a cabeça dos tempos, que são 4. Veja mais este exemplo:
E agora, mais uma vez, passaremos a mão direita para o Ride, e colocaremos o chimbal com o pé esquerdo, acentuando de 2 em 2 notas, começando pela cabeça do tempo. Criando assim, a polirritmia já vista no 6/8 e 9/8.
O chimbal com o pé esquerdo continua acentuando de 2 em 2 notas. Só que agora começaremos a partir da segunda colcheia do primeiro tempo. Como já foi visto e estudado nas outras fórmulas aqui citadas.
Use o MIDI (clique aqui) para experimentar o 12/8 num contexto musical.
É isso aí brasucada, eu sei que o assunto abordado é bem complexo, e podem surgir dúvidas, principalmente sobre as fórmulas de compasso e as polirritmias criadas entre o chimbal e o groove. Mas procurem ler atentamente os textos, prestem atenção no áudio, praticando cada exemplo lentamente. Pois o importante é vocês conseguirem "swingar" dentro de qualquer fórmula de compasso, aqui no caso em 6/8, 9/8 e 12/8. Não esquecendo das contagens que podem ser feitas e que vocês devem criar seus próprios grooves dentro destas fórmulas de compasso.
Um grande abraço, e se tiverem alguma dúvida é só escrever. Falei? Fui...
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