Subdivisão

Subdivisão

Adalberto Brajatschek

Adalberto Brajatschek Subdivisão – tenho certeza que você já ouviu essa palavra antes. Se não ouviu é uma boa hora de aprendê-la. Os fundamentos do ritmo são baseados em como as subdivisões matemáticas são distribuídas e aplicadas no pulso(tempo). O quanto mais forte for sua pulsação e quanto mais você subdividir mentalmente o pulso, mais apurado será seu beat (tempo). A combinação de um bom pulso e uma execução rítmica apurada, vai te ajudar em umas das coisas mais importantes, requeridas de um baterista – um groove (levada) forte! Há várias maneiras de aperfeiçoarmos isto. Veremos aqui umas das maneiras mais comuns.

Em primeiro lugar, não há espaço suficiente aqui para nos aprofundarmos na teoria rítmica. Há alguns requisitos básicos que você já deve conhecer. A maneira mais fácil de entendermos as subdivisões é aplicá-las aos ritmos. Vamos dar uma breve recordada nos conceitos de fórmula de compasso. Em 4/4, por exemplo, o “4” de baixo mostra qual nota representará o pulso. Neste caso será a semínima. O “4” de cima nos mostra que teremos 4 semínimas para cada compasso. Então em cada compasso teremos as suas subdivisões matemáticas equivalentes. O que quer dizer que no compasso onde tem 4 semínimas, poderemos colocar 8 colcheias ou 16 semicolcheias, etc. Se a fórmula de compasso for 6/8, aí o compasso terá 6 colcheias ou 12 semicolcheias ou 24 fusas, etc.

As variedades de fórmulas de compasso e subdivisões matemáticas são infinitas. Apenas a sua imaginação e suas habilidades podem limitar seu domínio sobre os ritmos. Entretanto a maior parte das músicas que somos solicitados a tocar envolvem fórmulas de compasso comuns, como 4/4 ou 6/8, assim como subdivisões simples de colcheias e semicolcheias. Vamos dar uma olhada nelas.

Se estamos tocando algo em 4/4, é crucial que a semínima esteja uniforme e consistente. Se você tiver sorte o bastante de ter um bom “pulso interno”, então certamente seu som “soará” bem. Entretanto, para desenvolver essa habilidade, assim como manter um pulso firme em tempos (fórmulas de compasso) mais difíceis, uma técnica útil é subdividir mentalmente os tempos (pulsos). Com essas subdivisões você terá mais controle e também reduzirá as chances de ter que “adivinhar” onde cairá o próximo pulso. Mentalizar as subdivisões fará com que você conte e “sinta” espaços menores entre as notas, o que ocasionará uma maior precisão, permitindo que você mantenha um andamento constante e u groove firme.

Experimente esse conceito com o ritmo abaixo. Aqui temos uma levada de Rock lento. O ponto principal está em você tocar o chimbal em colcheias mas manter mentalmente uma subdivisão de semicolcheias.

A subdivisão é útil especialmente quando tocamos em andamentos lentos, onde há um grande espaço entre uma nota e outra. Se a música que você está tocando é baseada em um groove de 12/8, você deve pensar em tercinas de semicolcheias ou até em fusas, se o andamento for muito lento. Andamentos mais rápidos já possuem um menor espaço entre as notas, o que nos permite ter um controle sobre o groove. Agora, se o andamento é muito rápido, você pode fazer o inverso do que vimos até agora. Por exemplo – se você está tocando um Jazz em 300 bpm (batidas por minuto), pense no pulso como 150bpm. Neste caso, dividindo o pulso pela metade, fica mais fácil de manter o groove uniforme. É importante você pensar numa subdivisão que esteja confortável para a música toda, do começo ao fim.

Descubra o que funciona melhor para você. Obviamente, o quanto mais você praticar, mais fácil se tornará. Se você é um baterista profissional, tenho certeza que já domina esses conceitos, mas se você é um iniciante, o quanto mais rápido você começar, melhores serão seu resultados. Boa prática!

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