Trabalhando a Mão Fraca
Adalberto Brajatschek
Os bateristas destros têm problemas com a mão esquerda, enquanto que os bateristas canhotos têm problemas com a mão direita. Sua "mão fraca" pode impedir que você trabalhe com todo o potencial que possui. Muitos bateristas profissionais aconselham a fazermos todas as atividades diárias com a "mão fraca"; como abrir a porta, carregar livros, operar o controle da TV, segurar o copo ao beber algo, etc (apenas tome cuidado com coisas perigosas). Enfim, o que você normalmente faz com uma mão, faça com a outra. Isso ajuda a desenvolver a memória muscular e a sensibilidade da sua "mão fraca".
Veremos agora alguns exercícios que você pode fazer num pad. Use sempre o metrônomo, pois além de assegurar um andamento constante, é a melhor maneira de você averiguar seu desenvolvimento.
Combinações em semicolcheias
Note que os 4 primeiros exercícios trabalham mais com a mão esquerda, e os 4 últimos trabalham mais com a mão direita. Assim, independentemente se você é canhoto ou destro, vai desenvolver sua "mão fraca" e manter em forma sua mão mais forte:
Combinações em tercinas
Idem ao anterior, porém com três notas para cada tempo:
Nota: Aqui estão os pontos em que você deve se concentrar ao praticar estes exercícios:
- Permaneça relaxado o tempo todo;
- Ajuste seu metrônomo num andamento em que você se sinta confortável;
- Não aumente o andamento até que você possa fazer os exercícios facilmente;
- Esteja certo de que você está tocando todas as notas no mesmo volume;
- Não tenha pressa, são os músculos que vão te dizer quando aumentar o andamento e não a sua vontade.
Boa prática!
0 comentários:
Postar um comentário