As Várias Maneiras de Explorar a Coordenação - Parte 4

As Várias Maneiras de Explorar a Coordenação - Parte 4

Adalberto Brajatschek

Analisando a Coordenação - Texto de Aaron Gervais
Obviamente, o objetivo final é aplicar toda a sua técnica em um contexto musical. Independentemente do estilo que você toca, há muitas coisas que se pode fazer para tornar seu som melhor, e uma das principais é ter a coordenação necessária para executar (passar para o instrumento) o que você tiver em mente.
A coordenação neste nível é mais do que fazer as combinações de instrumentos, há muito trabalho mental a ser feito.
Há algumas coisas que você pode fazer para melhorar o modo como você soa musicalmente:
1. escute os estilos de música que você quer dominar;
2. preste, cuidadosamente, atenção aos detalhes da sua maneira de tocar;
3. obtenha uma dinâmica e independência sobre todos os seus membros;
4. desenvolva seu senso de andamento (time);
5. grave você mesmo, numa performance e em prática;
6. pratique até que você toque as coisas de uma maneira consistente.
Escute Os Estilos de Música Que Você Quer Dominar
A regra geral é, você tem que dominar algo antes que você possa mudá-la. É claro, isto é um ideal e ninguém realmente "domina" algo, há sempre mais a ser feito. Mas seu som soará muito melhor se você tiver consciência do que os outros fizeram antes de você. Realmente vale a pena reservar um tempo para ouvir o estilo de música que está estudando, mas tenha certeza que você não está simplesmente se divertindo e sim prestando atenção no que está acontecendo na música. Ouça como o baterista se coloca em relação aos outros instrumentos, o que ele fez que você particularmente achou efetivo, o que ele fez que você gostaria de ter a habilidade de fazer também, etc. Com certeza você fará uma lista enorme de anotações, mas a coisa mais importante é realmente tentar entender a música. Você não vai sempre entender o que ouve, e vai gostar mais de certas coisas que outras, mas isso é parte do processo de desenvolvimento. Seus gostos mudarão com o tempo. Houve casos em que eu comprei um CD e deixei-o de lado porque não gostei nem um pouco dele, e alguns anos depois, eu os ouvi novamente e os adorei, justamente pelas partes que eu tinha odiado antes. Lembre-se que a música não tem que ser complexa para ser atraente, e geralmente o oposto é o correto.
Preste, Cuidadosamente, Atenção Aos Detalhes Da Sua Maneira de Tocar
Lembre-se, sua mente vai mudar o que você ouve para te agradar, mas você pode forçá-la para ouvir mais precisamente prestando atenção no que você está fazendo. Quando você pratica, tente ouvir cada parte individual do exercício. Preste atenção ao "equilíbrio" entre estas partes. O "equilíbrio" é específico de cada estilo que tocamos. Num contexto de Jazz, por exemplo, o prato de condução e o chimbal são os fatores dominantes e a caixa e o bumbo são o "colorido" do ritmo, assim como no Rock o chimbal e o prato de condução são o "colorido" e o bumbo e caixa são os instrumentos dominantes. Você pode ter um ritmo de Rock sem o chimbal marcando as colcheias, mas não pode tê-lo sem a caixa marcando forte, geralmente os tempos 2 e 4. Preste atenção para ver se os membros que tocam juntos estão tocando exatamente juntos. Todas essas coisas vão ajudar você a se ouvir melhor, compreender a relação e a função de cada parte do seu corpo com a música, e tornar seu som mais apurado.
Obter Uma Dinâmica e Independência Sobre Todos Os Seus Membros
Como foi mencionado anteriormente, o "equilíbrio" de som que cada estilo requer é diferente. Ouça uma Big Band. O que você percebe que o baterista toca predominantemente? É o prato de condução. Agora ouça uma banda de Rock. O que predomina é a caixa e o bumbo. Mas ouça uma banda de música brasileira. Você perceberá que dependendo do ritmo, há um instrumento, ou um grupo de instrumentos, que se destacam. Isso, porque os ritmos brasileiros são feitos originalmente para instrumentos de percussão. Assim, cada seção da música exige a evidência de um instrumento diferente. Se você tiver controle sobre a sensibilidade de cada membro, ai você pode se "encaixar" melhor em cada situação. Isto é útil especialmente em estúdio, onde você é requisitado a tocar a caixa um pouco mais alta, ou o bumbo um pouco mais baixo sem alterar os outros instrumentos. O que você precisa fazer para adquirir essa independência de dinâmica é desenvolver uma boa coordenação e praticar bastante.
Desenvolva Seu Senso De Andamento
Extremamente importante. Tão importante, que todos já sabem este conceito e nem precisamos falar nisso.
Grave Você Mesmo, Numa Performance e Em Prática
Este é outro método de examinar e aprimorar o que estamos tocando. A fita gravada não mente, então você poderá se analisar em todos os aspectos. Eu me lembro da primeira vez em que eu gravei. Eu disse: "Realmente fui eu que gravei isso? Não pode ser, deve ser a qualidade da gravação!". Não engane a si mesmo. Você não se grava para obter uma ótima qualidade de som, mas para verificar seu andamento, se você está executando todas as notas na mesma dinâmica, se você está "tirando" sempre o mesmo som da caixa, pratos e tambores, etc. Se você conseguir um bom resultado em casa, com uma fita cassete, logicamente você terá um bom resultado numa situação real de estúdio ou num show ao vivo. Lembre-se de fazer as seguintes perguntas a você mesmo: "Estou atrasando ou correndo o andamento?" Todas as notas estão iguais?, Está soando como música ou como um monte de timbres aleatórios?, Em quais aspectos posso melhorar?, e assim por diante.
Pratique Até Que Você Toque As Coisas De Uma Maneira Consistente
Você deve ter passado pela seguinte situação: você aprende algo difícil, ai sai aplicando o que aprendeu só para mostrar para as pessoas que você tem um assunto (lick ou ritmo) novo, e acaba fazendo algo totalmente fora do contexto musical e até mesmo atrapalhando os outros músicos da banda. A lição que tiramos disto é que simplesmente saber fazer algo não é o bastante. Para ter a habilidade de fazer algo bem feito, você tem que ter a proficiência sobre o que você está fazendo. Você deve ter a habilidade de fazer algo até mesmo dormindo, e fazer bem. A maneira de conseguir isso é seguindo estes conselhos - ouça você mesmo, grave você mesmo, critique e avalie você mesmo, desenvolva um senso de andamento e assim por diante. Tocando um ritmo básico de Rock, por exemplo, você deverá ouvir o chimbal e verificar se não está muito alto, se está soando sempre igual, se não está variando o andamento, se está num bom volume em relação à caixa e o bumbo. Aí você deve aplicar estes mesmos conceitos para todos os membros. Sempre trabalhe para a perfeição. A ironia nisso tudo está, entretanto, que quanto melhor você fica, mais você perceberá seus erros e haverá sempre algo em que você poderá melhorar. As coisas mais importantes para se concentrar são no "equilíbrio" entre as peças da bateria, na exata localização das notas, no andamento e no groove.

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